Olhando para trás, é difícil acreditar como foi a nossa infância.
Passados alguns anos não nos apercebemos do que realmente mudou desde quando éramos uns putos. Vejam as diferenças desde então até aos dias de hoje.
Nós andamos em carros sem cintos de segurança ou air-bag. Não haviam nenhumas tampas à prova de crianças em frascos de remédios ou detergentes.
Andávamos de bicicleta sem mãos e sem capacete. Aceitávamos boleias de qualquer um.
Bebíamos água da mangueira e das poças e não da garrafa.
Gastámos horas a construir os nossos carrinhos de rolamentos para descer rua abaixo e só então descobríamos que nos tínhamos esquecido dos travões, só depois de marrar com alguns muros aprendemos a resolver o problema e a salvaguardar o cromado (das pernas claro!).
Saía-mos de casa de manhã, vadeávamos o dia inteiro, e só voltávamos quando se ouviam os grilos. Ninguém nos podia localizar pois não havia telemóveis.
Nós partimos ossos e dentes, e não havia nenhuma lei para punir os culpados, eram simplesmente acidentes, e ninguém para culpar, só a nós próprios. Andamos à porrada e esmurramos uns aos outros e aprendemos a lidar com isso sem chamar os papás ao barulho.
Comemos doces, gelados, chocolates "taxi" e bebemos sumo "Rical" e “Capri Son” mas não éramos obesos.
Estávamos sempre ao ar livre, a correr e a brincar, à procura de ninhos ou simplesmente a roubar laranjas e não estávamos enfiados no quarto em frente a um estúpido computador. Mandava-mos grandes malhos de bicicleta e nunca desinfectávamos a feridas. Partilhámos garrafas de sumo e ninguém apanhou hepatite ou morreu por causa disso.
Não tivemos Playstations, Nintendo 64, Game Boy... era ZX Spectrum!! jogos alucinantes com 6 cores!!
Não tivemos TV cabo, só haviam 2 canais RTP1 e RTP2, loucura!!! Não havia DVD´s, somente VHS e gravávamos filmes da TV (alguém gravou o Crocodilo Dundee??!). Surround Sound?! Nem havia televisões Stereo!! E telemóveis?! Sim tinhamos dois copos de iogurte ligados por um fio, se isso eram telemóveis a resposta é sim.
Internet, o que de mais parecido havia na altura com esta palavra era a palavra “interna-te”.
Fizemos jogos com bastões e bolas de ténis, jogamos ao cinto e ao pau, levamos porrada dos mais velhos, fumamos barbas de milho, embora nos tenham dito o que aconteceria, nunca nos caíram os olhos.
Jogamos à bola no meio da rua quando só lá passavam 5 carros por dia.
Será que 20 anos fazem tanta diferença... tanta liberdade e tanta despreocupação, isto é que foram tempos, bons velhos tempos!!
Ainda bem tivemos a sorte de crescer como putos antes de tudo isto se tornar no que é hoje...
Axpegix
Sem comentários:
Enviar um comentário