quinta-feira, setembro 21, 2006

Alburitel é isto... e falta o resto!

Alburitel, a inha aldeia, sem dúvida a terra das oportunidades!!

Terra onde há montes de gajas casadoiras, todas proprietárias de bons terrenos espalhados pelas belas encostas verdejantes, vinhas que dão vinho do melhor que há e olivais que dão azeite puro e cristalino... é assim Alburitel!

Temos um Ringue onde o pessoal tenta jogar umas futeboladas, torcer uns pés e estragar o cromado dos braços e pernas.
Temos uma Pista de Autocross, para quem tem carros podres de valor inferior a 50 euros, os poder "acabar de matar", tal e qual se faz com um porco, só que não se come a seguir.

Temos um Cruzeiro de pedra que data de... (quando eu nasci, já lá estava), um depósito de àgua que também serve para vigiar os fogos durante o verão, uma capela muito antiga (é capaz de ter mais de 20 anos) e uma Igreja Matriz com um adro grande onde pomos todos os anos a cangalhada velha pela altura do Carnaval!

Existem por lá também também muitos portões com as iniciais respeitante ao nome e sobrenome do proprietário do dito portão, tipo MJ de Manel Jaquim, os portões têm aqueles bicos por cima, dizem que são ideais para enforcar galinhas...

Temos um Campo de Futebol (r)ervado melhor que o dos Toucinhos (mas não muito melhor) e uma enorme serra que arde ano sim, ano não, mas que vale ouro (ai que eu já fui tão feliz naquela serra), ideal para fazer festas de anos com muita destruiçao, festas internacionais de Trance e também onde a maioria dos jovensde Alburitel tiveram as suas primeira experiências sexuais, alguns com a irmâ da canhota, a direita (para os canhotos vice-versa).

Temos muitos semáforos normais, daqueles de 3 cores e temos também daqueles modernos que mudam de cor quando ultrapassamos os tractores! Vejam lá que até temos uns que têm botões para mudar de verde pra vermelho, muito à frente!
De vez em quando vem cá o Circo (tipo circo Chen mas em pequeno) e todos os Verões vem as gajas boas da França comer um prato de borrego à festa ou um frango ao Esquim Roupeiro ou um bacalhau à 2000 ou um pica-pau à Palhinhas... bem, não interessa, o que interessa é que elas cá vêm comer!

Temos velhotas sempre a conversar no meio da estrada, com o carro de mão cheio de couves ou então transportando o motor de rega.
Temos os bancos ao pé da escola onde estão sempre sentados alguns (jovens de outros tempos) a confraternizar alegremente sempre acompanhados pelo amigo de 5L, tinto, claro! Há quem lhes chame, os "bancos dos pichas murchas", o que eu não concordo muito, porque também me sento lá algumas vezes.

De vez em quando há engarrafamentos de tractores agricolas (mais ou menos 2 vezes por ano) pela altura da vindima e pela altura da apanha da azeitona.

Temos Oficinas de Mecânica, Pintura e Bate-chapas, onde o pessoal manda arranjar os podres e as casaleiras para o mega encontro anual de motorizadas, onde 80% das motorizadas têm mais de podre que de mota.
Temos empresas de construcção e destruição, também fazem saneamentos básicos e ligações a fossas. Temos Serralharias, daquelas que trabalham com ferro e das que trabalham com aluminio que é bom porque é mais leve e não enferruja, temos também fabricação de componentes macânicos para o pessoal fazer as peças por encomenda para os podres e casaleiras.

Temos uma placa grande a entrada e outra a saida a dizer ALBURITEL em letras gordas!

Temos vários jovens Alburitelenses bem sucedidos, que investiram e se expandiram por todo o concelho de Ourem no negócio das carnes.
Temos restaurantes e casa de petiscos, frango assado e pão caseiro. Também lá existem muitas árvores que dão laranjas e maçâs.

Temos uma loja de informática onde o pessoal compra os neons e as abentoinhas com luz para ir com os pc´s todo vonitos às lan party´s que se realizam em Alburitel e arredores (Ourém). Alburitel por acaso também já cobertura de rede wireless, para quem não sabe, isto é como ter intramete mas sem fios, como quem diz, vai pela atmosfera aproveitando as correntes de ar frio.
Existem empresas que comercializam ovos de gainhas, onde os jovens se deslocam e vão pedir as caixas dos ditos ovos para forrar os "bataclans" e obter uma melhor acústica para as aparelhages. Existem ainda empresas que comercializam bananas "Chiquita" e outras que comercializam bacalhau graúdo e também do mais piqueno. Também há uma peixaria que vende peixe fresco sempre ali perto dos 15º abaixo de zero.
Temos lojas de electrodomésticos, daqueles para usar em casa, lojas de mobiliário, daquele pra usar em casa também, supermercados que vendem desde pilhas a soda ao quilo pra a meter na panela e amolecer as couves, e lojas dos 1.5 eur (ex 300 paus) onde se pode sempre comprar umas flores de plástico para oferecer à namorada, que por acaso até te esqueceste que fazia anos.

Temos cá tudo... sa falta mesmo um restaurante daqueles modernos que dizem que a comida é de plástico (mas vem em sacos de papelão) acho que aqueles restaurantes são da familia do pato Donald, o MC Donalds... aqui fica o pedido público ao Sr. Donalds!

SEJA BEM-VINDO A ALBURITEL ... A FLOR DO CONCELHO!!

15 comentários:

Anónimo disse...

kem diria xô dotor...
alburitel é mesmo á frente...
podias ter t lembrado da vida noturno alburitelense...

Lobo Sentado disse...

Notável post...
Quantas horas de trabalho!
Quanta pesquisa!
Axpegix é o maior!

Anónimo disse...

Nada melhor para começar a tarde do que esta leitura. Está excelente. muito á frente mesmo.

PS: Não te esqueças das fotos do teatro.

SoS disse...

Homem, tu és um poeta.

Anónimo disse...

Atão aí na hà um centro diertrétrico?
Onde se merca aerogurdos dos de soja com Aloé Veran?
Pois fazia muta farta...

Anónimo disse...

até fiquei com vontade de morar nesse paraíso...mas espera aí...já moro...fiquei embasbacado com tudo o que esta poboação tem para ofertar, que luxo.

Anónimo disse...

E mais não falaste da Fábrica de fatos de banho, nem no Bacos nem no Hidráulicus. Já para não falar nas carretas na Rua da Várzea.
E mais ainda... Já lá esteve a Tuna Académica de Coimbra, algo raro e inédito.
Só p'ra acabar... As antenas n valem nada, talvez tenha a ver c o vendedor (oriundo dessa bela localidade)...
Apesar de não ser dado a Tuning's para a próxima vê lá se me arranjas uma antena barbatana de tubarão mas wireless...
A ver se isso trabalha!!!
Por agora acho que chega... se não mais ninguém vai ler algo tão lindo sobre essa maravilhosa terra.

MysterOn disse...

...há também a Bósnia!, e a Farmácia da outra...

Gameiro disse...

Alburitel...boa terra, boa pinga, boas bebedeiras!!!

Anónimo disse...

Atão e semintério... ó canudo, será que não tem??

Anónimo disse...

desc lá o anonimato....mas esqueceste-te do mais importante, da grande terra k é alburitel ( que por acaso até conheço mt bem)!!!!!!!!
É A LOCALIDADE DOS 5 P´s!!

Anónimo disse...

Um paraíso na Terra

Anónimo disse...

Tu és grande!!! Nem camões com os dois olhos descreveria melhor essa nação(depois deste texto mereçe que assim se chame)!

continua assim ;)
fica bem

Anónimo disse...

Foi a melhor descrição que já li de uma terra. Foi a melhor forma de começar o meu dia :)
Mt imaginação, sim senhor!!

Anónimo disse...

Ainda não falaram tudo. Há uma gaja que foi para os lados do <estoril- como se diz quer ser das tias daquela linha que até tem comboios,mas a dita deu cá de frosques e meteu-se no partido do "nosso povo" mas coitada ela até se fez candidata, aqui pra nós porque a companhia das águas de Oeiras fundiu-se e a gaja teve de recorrer aos poderes do partido. Há muitos anos que até trocou de família e foi dada de oferta. Hoje inté parece uma senhora. Até tem ares de mulher fatal, coitadita não passa duma pobre que andou com gajos ricos e tem casas até dar por um pau. Tadita, nã sei quantos filhos tem mas é um de cada pai e agora tem o grau de divorciada, pois dizem para aí que nem uma comidita fazia pros homens e eles que se arranjassem à manera. Mas o tal de partido que nunca mais fica intero, tem-lhe dado boa vida. Procurem o nome nas candidaturas qu'e da família Freire. Alburitel inté tem gente com fama para os lados de O Eiras.Procurem e chamam por ela que a gaja gosta de copos e mais coisas. Peçam-lhe uma foto que ela põe no cartaz para entrar nesta boa ciu dade.
Chamem pela lu i si nha e lá vem ela embrulhada na bandera. Mas vala a pena porque trás muita malta do partido, e prós comes e bebes dá lucro aqui á pasmacera.